Pesquisar

12 de abril de 2010

Adjaira e Ednice

Adejaira Santana e Ednice Sousa

Resumo

DAVIDOFF, Linda L. Introdução à Psicologia. São Paulo: Mcgran-hill do Brasil, 1983.

O comportamento social em grupo acontece quando as pessoas se reúnem, sejam em família, com amigos, na Igreja, no trabalho ou no meio social, esses grupos possuem normas e padrões que são estabelecidos pelos membros ou líder. Os seres humanos não conseguem viver sem normas, pois, quando isso acontece, eles logo criam suas próprias normas. Por já serem inseridos em padrões e normas torna-se um sacrifício para os seres humanos adaptar-se a novas normas. Muitas vezes difíceis de aceitar, sendo através de pressões que essas normas são respeitadas e cumpridas, impostas pelo líder ou membros do grupo. A pressão dentro do grupo gera conformidade e obediência, a conformidade é a mudança de comportamento ou atitude que acontece quando há uma pressão do grupo, ou seja, muitas vezes não concordando com o grupo a pessoa pode não ser aceita, por isso, muitas vezes a pessoa não concorda, mas aceita para ser inserido no grupo. A conformidade é boa ou má dependendo da necessidade do grupo, do contexto histórico. Quando falamos em obediência pensamos em conformidade, pois, quando obedecemos deixamos para trás nossos juízos pessoas, nossos valores e crenças. Significa abrir mão de algo em que acreditamos, é uma forma de mudar nossas idéias. Com ou sem aceitação, toda obediência implica numa mudança pessoal.

Frase para reflexão:
“Seja você a mudança que deseja fazer no mundo”
Mahatma Gandhi

Um comentário:

nelita araujo disse...

JAIMARA SOUSA E NELITA ARAÚJO


Psicologia: Reflexão e Crítica
Print version ISSN 0102-7972
PINHEIRO, Maria Isabel Santos et al. Treinamento de habilidades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamento. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.3, pp. 407-414. ISSN 0102-7972. doi: 10.1590/S0102-79722006000300009.
Este artigo descreve um programa de Treinamento de Habilidades Sociais para pais de crianças com problemas de comportamento. O programa, com duração de 11 semanas, apresentou, por meio de passos semanais seqüenciados, princípios da análise do comportamento para a prática disciplinar não-coerciva e modelos de habilidades sociais educativas para pais, com tarefas semanais de observar o comportamento do filho, estabelecer condições de aprendizagem e desempenho de comportamentos desejáveis (empatia, seguimento de instruções, independência etc.), expressão afetiva entre outros. Participaram do programa 32 mães e dois pais, com avaliações pré e pós-intervenção por meio de questionários de auto-relato e entrevistas. Os resultados mostraram redução significativa na freqüência e severidade de comportamentos importunos e/ou indisciplinados, conforme avaliação dos pais. Concluiu-se que o enfoque de habilidades sociais educativas para pais pode contribuir positivamente para o desenvolvimento de práticas disciplinares não-coercivas junto a essa clientela.