Pesquisar

18 de maio de 2010

Josélia

PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 450 milhões de pessoas da terra apresentam uma forma ou outra de deficiência física ou mental. Aproximadamente 12 milhões destas são brasileiras, ou seja, uma em cada dez pessoas (10%) da população nacional. A grande maioria das pessoas deficientes mora em países em vias de desenvolvimento. Entre as causas de incapacidade em todo o mundo, estão:
Acidentes: particularmente acidentes domésticos, totalizando um mínimo de 20 milhões por ano, deixando 110.000 pessoas com deficiências permanentes.
Acidentes de Trânsito: Mais de 10 milhões feridos por ano, muitas vezes gravemente, com conseqüências que incluem amputações, ferimentos cerebrais, paraplegia e quadriplegia.
Doenças incapacitantes ainda são freqüentes: por exemplo, vinte milhões de pessoas têm Hanseníase. Incapacidades ligadas à subnutrição são muito comuns em países em desenvolvimento. Para citar só um exemplo, 250.000 crianças por ano tornam-se cegas por causa de deficiência crônica de vitaminas.
Doenças mentais: segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) uma em cada dez pessoas sofrerá durante sua vida uma forma de doença mental. Um em cada quatro de todos os leitos hospitalares do mundo são ocupados por pacientes com doença mental.
Cegueira: aproximadamente 10 a 15 milhões de pessoas no mundo.
Audição: 70 milhões de pessoas sofrem de uma deficiência significativa de audição.
Paralisia cerebral: 15 milhões.
Epilépticos: 15 milhões.
Doenças cardiovasculares: particularmente no mundo desenvolvido.
Incapacitados de guerra: o trágico e crescente resultado dos conflitos deste século.
Do total, estimado pela ONU, de portadores de deficiência temos a seguinte
distribuição:
Deficiência Mental - 5%
Deficiência Física: - 2%
Deficiência Auditiva - 1,5%
Deficiência Múltipla - 1%
Deficiência Visual - 0,5%
Lembramos que o parâmetro usado pela Organização das Nações Unidas (ONU) de 10% da população de países desenvolvidos como sendo pessoas portadoras de alguma deficiência, quando usado para países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos chega até 25%. Daí pode-se projetar que em alguns casos, incluindo familiares e parentes, temos 50% do total da população sendo afetados pelos fatores decorrentes da deficiência; o que em última instância se reflete também no desenvolvimento do país.

Jaditania

Meninas, sobre blogs interessantes tem esse aqui www.confrariadetolos.blogspot.com É de uns amigos da minha cidades que escrevem textos exelentes. Eles mesmo produzem e editam... Tem texto sobre tudo. Vale a pena confeir.
Fica aí a dica. Beijos!

Taiane

Olá meninas,

Revisando o que estudamos sobre Gosto na Iª Unidade onde vimos que somos seletivos com aquilo que gostamos, convido-lhe a relembrarmos sobre alguns itens colocados pelo texto sobre o que nos atrai para os indivíduos de quem gostamos:

Características desejáveis – Gostamos daqueles que possui as características que desejamos, seja beleza, inteligência, amabilidade, sinceridade...

Gostar dos outros - Muitos estudos sugerem que nós nos sentimos favoráveis as pessoas que gostam de nós se acreditamos que estas são sinceras. Se alguém pouco a pouco começa a gostar de você, seu atrativo torna-se ainda mais forte do que se você tivesse sido apreciado o tempo todo com a mesma intensidade.

Proximidade – A proximidade está associada ao gostar, pois tendemos a gostar de quem nos relacionamos frequentemente e com mais intensidade.

Semelhança – Geralmente gostamos de indivíduos de atitudes e valores semelhantes aos nossos e personalidade parecida com a nossa.

Personalidades complementares – A atração entre as pessoas é as vezes explicada pela teoria da troca que supõe que sejamos atraídos por indivíduos quando as recompensas da relação excedem os seus custos.

Diante destes conceitos, trago para compartilhar com vocês um texto de um autor desconhecido que muito se aplica e que gosto muito:

Goste de alguém que te ama,
Alguém que te espere,
Alguém que te compreenda mesmo nos momentos de loucura;
De alguém que te ajude, que te guie, que seja teu apoio, tua esperança, teu tudo.

Goste de alguém que não te traia, que seja fiel,
Que sonhe contigo, que só pense em ti,
Que só pense no teu rosto, na tua delicadeza, no teu espírito e não no teu corpo, nem nos teus bens...

Goste de alguém que te espere até o final,
De alguém que seja o que escolheres.

Goste de alguém que sofra junto contigo,
Que ria junto a ti,
Que limpe tuas lágrimas,
Que te abrigue quando necessário,
Que fique feliz com tuas alegrias,
E que te dê forças depois de um fracasso.

Goste de alguém que volte prá conversar contigo depois das brigas, depois do desencontro,
De alguém que caminhe junto a ti,
Que seja companheiro, que respeite tuas fantasias, tuas ilusões.

Goste de alguém que te ame.
Não goste apenas do amor, goste de alguém que sinta o mesmo sentimento por ti, que goste realmente de ti...

(Autor desconhecido)

Por: Taiane Leite

13 de maio de 2010 09:40