Pesquisar

11 de junho de 2010

Irisvone


A rota do lixo - foi uma reportagem exibida na TV BAND no programa A LIGA, o tema é muito importante, vale a pena dar uma olhadinha.http://videos.band.com.br/c_233_a_liga.htm

Brasil produz 240 mil toneladas de lixo por diaCada brasileiro produz de 600 gramas a 1 quilo de lixo por dia. Se este número for multiplicado pela quantidade de famílias que existem hoje no Brasil, os números são assustadores, mais de 240 mil toneladas de lixo diariamente.

Deste total, 4% é metal, 3% é vidro, 3% é plástico, papel e papelão somam 25% e 65% são de lixos orgânicos. O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e pelo perfil de consumo da população.

Segundo as fichas técnicas da Associação Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), o Brasil recicla apenas 2% do lixo sólido urbano. Cenário bem diferente da reciclagem de plátisco. Com cerca de 47 % (mais de 174 mil toneladas) de garrafas PET reaproveitadas, o país é considerado um dos maiores recicladores de plástico do mundo.

Apenas 2% do lixo doméstico é reciclado

No Brasil, cerca de 75% do lixo doméstico (alimentos) vai para os lixões, 13% para os aterros controlados, 10 % para aterros sanitários e apenas 2% é destinado a reciclagem.

1 em cada 1.000 brasileiros é catador

Estima-se que 1 em cada 1.000 brasileiros é catador de lixo. A cidade de São Paulo possui mais de 20 mil carroceiros, centenas de catadores e mais de 3.200 coletores de lixo. Segundo dados da Unicef, existe mais de 50 mil crianças que trabalham nos lixões do Brasil em busca de comida para seu sustento e da família.

Redação: Cristiane Andrade

O vídeo pode ser visto no link ao lado - http://videos.band.com.br/c_233_a_liga.htm