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12 de abril de 2010
De Cristina Paula
A instituição pesquisada UATI (Universidade Aberta à Terceira Idade) está localizada dentro do campus da UNEB (Universidade Estadual da Bahia) e inclui o idoso a partir de 50 anos de idade, com atividades diversificadas, resgatando a cidadania através da socialização e proporcionando melhor qualidade de vida. Tem uma equipe composta por Pedagogos, Assistentes Sociais, Psicólogos, Nutricionistas, Enfermeiros, etc. Através de oficinas teóricas, expressões corporais e trabalhos manuais, desenvolvem habilidades conforme a capacidade de cada um. O ato de envelhecer envolve mudanças significativas na vida dos idosos, e muitos sofrem um processo de exclusão social, com total isolamento. A velhice é rotulada pela sociedade como uma fase de decadência, com perdas de papéis sociais expressivos, com o idoso estigmatizado como incapaz e doente, enfim, um problema para os familiares. É de fundamental importância que o idoso tenha acesso a serviços de qualidade, favorecendo um envelhecimento melhor com ampla integração de fatores sociais, comportamentais e políticas de incentivo, além do grande avanço alcançado com o Estatuto do Idoso, assegurando os seus direitos, pois a UATI tem a finalidade de proporcionar melhor qualidade de vida. Como o envelhecimento gera o isolamento do idoso, a UATI tem o propósito de integração, socialização, desenvolvimento e informação, gerando um envelhecimento saudável formando assim, novos papéis do idoso na sociedade. Constatou-se uma elevação na auto-estima do idoso, o qual é rotulado de inativo, incapaz e sem perspectivas de vida. O acesso do idoso a faculdade é uma forma de inclusão, trazendo mudanças no seu bem-estar cotidiano e nos relacionamentos sociais. A instituição pesquisada intenciona a socialização, inclusão e cidadania dos idosos, com a completa satisfação e reconhecimento dos mesmos, afirmando assim, seu papel como instituição de ensino na vida dos idosos. Através de oficinas teóricas, expressões corporais e trabalhos manuais, a instituição efetiva seu método de ensino, com um ensino eficaz que abrange a Psicologia do envelhecimento, Saúde da terceira idade, Valorização do idoso na família, dentre outros. A finalidade não é avaliar o aluno através de notas, mas fazer com que o idoso alcance o seu potencial máximo, aprendendo sobre os seus direitos e deveres na sociedade. De acordo com a pesquisa, o mais importante para os idosos dentro da universidade é a socialização, pois eles se relacionam com pessoas diversas, fazem novos amigos, conversam, debatem, tornam-se membros da comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria .
Pesquisa completa através do site: www.psicologia.com.pt (portal dos psicólogos)
Documento produzido em 26/12/09: A INFLUÊNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE NA VIDA DO IDOSO
Bjs,
Cristina Paula
By Patricia Bomfim
BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A Construção Social da Realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1985.
BRAGHIROLLI, E. et AL. Psicologia geral. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
O que nós alunas do 5º semestre de Serviço Social aprendemos sobre Psicologia Social:
É possível afirmar que a Psicologia Social estuda a interação social, se interessa pelas manifestações comportamentais que se dá a partir das interações sociais. Para que essa interação social aconteça é preciso que haja o encontro social, ocorrendo, portanto a percepção social, que é perceber o outro, e vamos criando as impressões, atribuindo valores, qualificando o outro. Logo existe a comunicação, onde se tem o transmissor, a mensagem e receptor, codificamos e decodificamos as mensagens, a comunicação não é apenas de código verbal, pode se dá pelas expressões de rosto, gestos, movimentos, desenhos e sinais. As atitudes por sua vez, são valores, crenças, modo de pensar e reagir, atitude não é ação, não é comportamento ela apenas predispõe uma determinada ação e quando conhecemos determinadas atitudes de certas pessoas imaginamos como essas pessoas poderão ou não se comportar, as atitudes podem mudar de acordo com as informações, conhecimentos que vamos adquirindo, e através da interação com outros indivíduos. A socialização é o processo pelo qual o indivíduo se insere na sociedade desde o seu nascimento, onde se tem a socialização primária e a socialização secundária. Todo ser humano faz parte de grupos sociais, que são pequenas organizações, uma pluralidade de indivíduos que possuem interesses comuns, envolvendo vínculos. Vamos, portanto desempenhando papeis sociais que são os comportamentos que a sociedade determina para cada um deles, ou seja, é o comportamento esperado da pessoa que ocupa uma determinada posição ou status na sociedade, sendo importante seu estudo para compreender o comportamento, pois existe uma tendência de corresponder às expectativas dos outros a nosso respeito.
Encerro com uma música de Vinícius de Moraes que para mim propõe o encontro com o outro, a participação social (interação social).
A maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a dor do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana.
A maior solidão é a do homem encerrado em si mesmo, no absoluto de si mesmo,
o que não dá a quem pede o que ele pode dar de amor, de amizade, de socorro.
O maior solitário é o que tem medo de amar, o que tem medo de ferir e ferir-se,
o ser casto da mulher, do amigo, do povo, do mundo. Esse queima como uma lâmpada triste, cujo reflexo entristece também tudo em torno. Ele é a angústia do mundo que o reflete. Ele é o que se recusa às verdadeiras fontes de emoção, as que são o patrimônio de todos, e, encerrado em seu duro privilégio, semeia pedras do alto de sua fria e desolada torre.
Bjos
Patrícia Bomfim
Texto de nossa colega Eugênia
Considerei interessante ressaltar o que vivi com algumas colegas no XXXII ERESS/2010, no último período de 01 à 04 de Abril,comprendendo a região 3(Alagoas,Bahia e Sergipe), sediado na Faculdade de Educação-FACED. A comissão organizadora composta por membros dos três estados, participou de um "embate" durante todo o encontro com outros estudantes, alguns visivelmente de Alagoas,passando para plenária que o motivo de toda aquela confusão era de interesse particular,e de disputa por espaço e poder. Analisando do ponto de vista da velha psicologia social, descrevo o observável neste encontro social(grupo), onde pudemos notar alguns elementos aos quais já estudamos como: atitutes, comportamentos,os papéis sociais,as impressões e percepções dos que nunca participaram de um encontro como este,as posições,status e outros elementos, pois,esperavamos que os acontecimentos ocorressem de uma maneira diferente daquela. Já com a nova Psicologia Social,todos os fatos contribuirão para a constituição e desenvolvimento da subjetividade, buscaríamos assim compreender por que essas pessoas agiram daquela forma.O homem como ser social, ser de relações sociais está em permanente movimento, e consequentemente essa nova situação provocara o início de processo de tranformação.
Portanto, o homem enquanto ser social, produtor da realidade social e de si mesmo, traz esses elementos como referência para esta nova Psicologia Social.
Espero que mesmo com os acontecimentos, os participantes tenho sabido aproveitar ao máximo esse encontro, podendo avaliá-lo de forma crítica e construtiva.
8 de abril de 2010
Muito bem meninas...
Sejam bem - vindas!!!!!!!!
Não esqueçam de compartilhar o que aprendemos em sala sobre Psicologia Social.
A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.
Albert Einstein
5 de abril de 2010
30 de março de 2010
Frase
Quantas vezes a gente,em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:Em vão,por toda parte,os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!
Mário Quintna
26 de março de 2010
Frase do dia
Fernando Pessoa
*Vamos aproveitar o vento colegas e nos despentear!!!!!
AULAS DOS DIAS 17 E 24/03/2010
Esse foi o capitulo utilizado em sala, comentem!!!!!!
Davodoff, Linda. Introdução á Psicologia. São Paulo: Mc graw-Hill do Brasil, 1983
Cap.17 - Vinculos sociais, influências sociais e comportamento social
1.A percepção da pessoa
Percepção processo individual.
A impressão que temos de determinada situação pode mudar ( ou não) conforme adiquirimos conhecimento sobre a mesma.
2. O gosto
"gosto é uma coisa que nos gostamos...e que não precisa agente ficar gostando"
- O que nos atrai?
- Caracteristicas desejáveis, atrativos fisicos, proximidade, semelhança...
3. O amor
Amor termo que utilizamos para dizer o que sentimos por alguém, e o diferenciamos em: amor materno e paterno, amor romântico, amor de amigo, amor a Deus e outros "tipos" de amor.
amar é diferente de gostar?
amar seria uma forma intensa de gostar?
As condições sociais também influênciam na tomada de decisão em ajudar.
- Assistência Social é diferente de Assistencialismo!!
Assistencialismo é por exemplo ter acesso a bens por meio de doações;
Assistência Social é politica pública de defesa de direitos, regulamentada pela Lei Orgânica da Assintência Social (LOAS).
- Obediência
"Manda quem pode obedece quem tem juizo?"
- Compotamento em grupo

Conformidade X Conformismo
- Conformidade - mudança de comportamento ou atitude, que acontece quando há uma pressão do grupo.
- Conformismo - é uma estrutura de personalidade, exemplo: pessoa que não tem opinião própria, que não quer se expor.
11 de março de 2010
E a de hoje é...
Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.
Mahatma Gandhi
AULA DO DIA 10/03/2010
- O comportamento Social do Individuo
- Socialização
- Percepção
- Status
- Papéis Sociais
Socialização: Processo pelo qual o sujeito é inserido na sociedade, através das relaçãoes sociais.
Atitude: Se desenvolve ao longo do processo histórico cultural, interferindo no comportamento do individuo.
Atitude são valores que desencadeiam nosso comportamento.
Percepção: captar o que acontece.