Pesquisar

16 de junho de 2010

Danúbia e Driele

O texto Algumas reflexões sobre os portadores de deficiência e sua relação com social.
apresenta conceitos como ‘choque’ e ‘narcisismo’ para explicar o quanto o ser humano é ainda preconceituoso com o que é diferente a si. A nova psicologia, baseada nas idéias de atividade, consciência e identidade acaba por abordar também estes termos. Sabemos que o homem atua no mundo, é assim que adquirimos conhecimento, no mundo externo, com a reprodução do que vemos, ouvimos, sentimos, etc. Recebemos informações e com elas formamos nossa personalidade. Bem se recebemos durante muito tempo informações e crenças de que deficientes físicos são incapazes de ter uma vida como a nossa, que são diferentes e anormais, logicamente que iremos dar continuidade a este pensamento, iremos somente reproduzir esta idéia. É o que vem ocorrendo com relação a este tema. Será necessário uma grande mudança de paradigma para que possamos mudar realmente o nosso pensamento acerca do assunto.
A consciência é o modo como nos relacionamos com o mundo, como nós o compreendemos. É a reação aos estímulos, imagens e a transformação disso em idéias. Nossa consciência surge de nossa interação social e é resultado desta. Então, se no nosso núcleo de convivência ainda paira esta idéia preconcebida com relação à um determinado grupo (deficientes, gays, negros, etc.) será normal se nossa consciência reproduzir e aceitar este pensamento. Para que isso mude, seria necessária uma mudança coletiva do tema. Da mesma maneira que o ser humano como um todo repudia a violência, o ser humano poderia repudiar também a discriminação contra deficientes.
Por fim, temos a identidade, que é a nossa representação para o mundo externo. É o que nós somos. E o que nós somos é conseqüência das nossas ações (atividade) e de nossas crenças (consciência). Então será normal uma identidade preconceituosa, se as nossas ações e crenças forem reprodutoras de idéias preconceituosas. A nossa identidade é dinâmica e isso é o maior trunfo do ser humano. Podemos a todo instante mudar nossos pensamentos, nossas atitudes, nossas idéias de mundo. Então não será impossível termos uma nova concepção do que é ser deficiente. Assim, será o inicio da construção de um novo paradigma.

Autora: Denise Terezinha da Rosa Quintão

Nenhum comentário: